Na última semana tivemos a 28º edição da Intermodal em São Paulo. Se trata do maior e mais completo evento de logística, tecnologia e comercio exterior das Américas e estiveram presentes mais de 500 expositores, marcas nacionais e internacionais, havendo um número expressivo de 101 novos expositores em relação ao último ano, sendo 25 expositores que haviam deixado de expor e retornaram a feira em 2024.
Foram quase 45 mil visitantes nos 3 dias de feira, algo que representa um forte animo do mercado em desenvolver negócios e tudo isso mesmo levando em conta as dificuldades que o comercio exterior global está enfrentando, com guerras, ataques no Mar vermelho (importante passagem de cargas ao mediterrâneo) e ainda as adversas condições do clima, impactando sobretudo na produção de alimentos e no escoamento de cargas.
O Brasil já está muito bem posicionado em relação a produção de alimentos e coomodites, mas também temos a chance de evoluirmos como provedor de serviços e em eficiência logística, dada nossa posição geográfica e nossa postura diplomática para com nossos parceiros comerciais e a Intermodal deste ano evidencia esse tom de otimismo, de investimentos e parcerias e negócios pois “onde há profissionais de comex, há mercadorias”, ou seja, muito do que foi plantado nesta feira, será colhido ao longo do ano.
Destaque para o foco no desenvolvimento tecnológico e sustentável dos portos nacionais, o que gerará maior segurança e agilidade aos armadores, tanto nas negociações, como no cumprimento de legislações e requisitos internacionais para redução da emissão de gases e poluentes, como também na agilidade das operações, trazendo novas alternativas de rotas e serviços marítimos e impulsionando o comex Brasileiro.
Nem tudo foi entusiasmo, a feira foi celebrada no espaço da São Paulo Expo Imigrantes, as margens da rodovia Dos Imigrantes. O espaço é amplo, mas assim como em 2023, houve grande dificuldade em chegar na feira, circular pelos corredores e para sair da feira também fora extremamente difícil, com relatos de pessoas que ficaram até 2horas para chegar ou para conseguir pegar um taxi na saída.
Convenhamos, ao receber um evento desse porte e de logística, com pessoas de todo o mundo, não deveríamos vivenciar todos esses gargalos, ainda mais na maior cidade do país ou maior metrópole da América latina.
Para 2025 os organizadores do evento já anunciaram as datas e um novo local, será no Distrito Anhambi e nos dias 25 a 27 de Abril. O Local é amplo e foi recentemente reformado, a expectativa é que com mais pontos de entrada e escoamento, a mobilidade seja melhor do que nos últimos anos. Além disso, 2025 será o veredito de tudo que foi planejado para esse ano.
Ano que vem estaremos presentes e sem dúvida, celebrando todas as parcerias e frutos que plantamos este ano.